Dia 04 de novembro é aniversário da União dos Escoteiros do Brasil
A primeira noticia públicada no Brasil sobre escotismo foi no dia 1° de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira no Rio de Janeiro. A reportagem fora preparada na inglaterra pelo Tenente da Marinha de Guerra Eduardo Henrique Weaver. A época encontrava-se na Inglaterra um contingente de Oficiais e Praças da Marinha de Guerra do Brasil que se preparava para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira que estavam em construção.
No retorno os militares trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses, a maioria embarcada no encouraçado "Minas Gerais", que chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, reuniram-se todos os interessados pelo escotismo e foi fundado o "Centro de Boys do Brasil"
Em 1914 foi fundada em São Paulo a "ABE - Associação Brasileira de Escoteiros". Seu fortalecimento ajudou a irradia o movimento escoteiro pelo país. Em 1915 o escotismo ja estava presente em quase todos os Estados da Federação.
No início da década de 20 existia consideravel numero de instituições escoteiras. Naquele ano o Chefe Benjamin Sodré conhecido como "Velho Lobo" mantinha uma seção sobre escotismo na revista infanto-juvenil O Tico-Tico . Na edição do dia 23 de janeiro de 1924, publicou um artigo que refletia a conjuntura do escotismo naquela época, e propunha a criação de uma confederação geral.
Após assistir a um diuscurso do Padre LeovigildoFrança, vice presidente da Associação de Escotismo Católico, sobre o Jamboree Mundial de 1924, renovou o seu apelo, remetendo cartas e fazendo contatospessoais com os principais responsáveis pelas Instituições Escoteiras do Brasil, convocando-os para uma reunião com o fim de criar uma instituição nacional de escotismo brasileiro.
Passaram a se reunir seguidamente, incentivados pelo próprio fundador Baden-Powell, e dado ao grande interesse e a boa vontade, a tarefa foi concluida em 04 de novembro de 1924, com a fundação da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL.
A UEB passou a ser, desde então, a única Associação Nacional Escoteira do Brasil, reconhecida por Baden-Powell e pela recém criada Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM).
CURIOSIDADES
O primeiro escoteiro brasileiro se chamava Aurélio de Azevedo Marques, filho do Suboficial Amélio de Azevedo Marques, o qual fazia parte do contingente brasileiro em Londres.
O primeiro endereço do Centro de Boys Scouts do Brail foi na Rua do Catumbi n° 13.
O Grupo Escoteiro mais antigo em atividade no país é o 1° RS G. E. George Black, fundado em 13 de outubro de 1913 em Porto Alegre na SOCIPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário