quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RESULTADO FINAL GRUPO PADRÃO 2011 - 2012


È com grande alegria que comunico a todos que o 341º Grupo Escoteiro Olhos D'Água conquistou a certificação de GRUPO PADRÃO PRATA
Gostaria de parabenizar a todos os integrantes de nosso grupo por mais esta conquista e que este fato só nos motiva a ir cada vez mais adiante.

BRAVO! BRAVO! BRAVISSIMO!!!

Chefe Ualan Douglas Ferreira
Diretor Presidente

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

22 DE FEVEREIRO - DIA DO FUNDADOR


No dia 22 de fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Inglaterra, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que mais tarde fundaria o maior movimento mundial de jovens, o Escotismo.

Robert Baden-Powell foi uma criança e um jovem muito ativo, de uma família singular, e que se transformaria, ao longo dos anos, em um hábil militar, um herói britânico, um exímio educador e um promotor da paz e compreensão entre os povos.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

GRUPO PADRÃO 2011 - 2012


Foi dada a largada para mais um concurso Grupo Padrão. Este concurso visa avaliar a qualidade dos grupos escoteiros e de suas atividades. No ultimo dia 27 de janeiro nosso Diretor Administrativo e Mestre Pioneiro postou nossa documentação a qual ja foi avaliada como valida para a participação no projeto. Vamos agora ver que novel será nossa certificação esse ano.

ESCOTEIROS DO BRASIL SÃO DESTAQUE NO RELATORIO MUNDIAL DO JOTA


Consta no Relatório Mundial do 54o Jamboree no Ar, elaborado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que o Brasil teve a maior e mais expressiva participação no JOTA dentre todos os países participante, sendo o maior contingente de participantes, o maior número de estações de radioamadores participantes e o segundo maior percentual de participação em relação ao contingente nacional.

Este relatório demonstra que a União dos Escoteiros do Brasil, a Equipe Nacional de Radioescotismo e os Radioamadores do Brasil estão de parabéns pelo excelente trabalho. O mérito pelos excelentes resultados deve ser compartilhado com todos que participaram e que mobilizaram seus Grupos e contingentes para atingirmos tal performance: Organizadores Regionais, Organizadores Locais, Chefias de Grupos e Seções, Equipe de Programação do JOTA Lobo, JOTA Escoteiro, JOTA Sênior/Pi, Clubes e Associações de Radioamadores, as LABREs, Radioamadores colaboradores, equipe de informática, enfim, um grande grupo de pessoas envolvidas, que demonstram que não é trabalho de um só, mas sim de uma equipe realmente sensacional que merece felicitações e agradecimentos.

A Diretoria Executiva Nacional da União dos Escoteiros do Brasil e a Coordenação Nacional de Atividades querem registrar parabéns ao Coordenador da Equipe Nacional de Radioescotismo e do JOTA, companheiro Ronan Augusto Reginatto (PY2RAR), assim como a todos os membros da sua equipe, pela dedicação e competência na organização do Jamboree no Ar, certos de que esta contribuição terá reflexos positivos para os Escoteiros do Brasil.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CRONOLOGIA DO ESCOTISMO PAULISTA

1910 - O Dr. Mário Cardim estando em missão oficial na Europa, mantém contato com escoteiros. Na Inglaterra, consegue uma entrevista com Baden-Powell, e assimila muitos conhecimentos sobre o Escotismo.

1913 – O Dr. Mario Cardim sugere a denominação de Escoteiro e do lema Sempre Alerta para serem adotados no Brasil.

1913 – O Dr. Mário Cardim realiza 18 conferências sobre o Movimento em 18 cidades do interior de São Paulo, e inicia uma campanha jornalística de divulgação do Escotismo no jornal "O Estado de São Paulo", com o apoio entusiasta de seu Diretor o Dr. Julio Mesquita.

1914 – A Sra. Jerônima Mesquita: - Residente em Paris, por conta própria, manda imprimir muitos milheiros de folhetos de propaganda com tradução do código e juramento (Lei e Promessa como denominados mais tarde) e, ainda, tradução de trabalhos de B-P. remete-os para São Paulo ao Dr. Ascânio Cerqueira, a quem concita para ali fundar uma associação de escoteiros.

1914 - No dia 29 de novembro de, no Skating Palace, na capital paulista, numa assembléia pública a que compareceram cerca de 600 escoteiros inscritos e mais as pessoas gradas que participaram da reunião do dia 15 de agosto, além de intelectuais, lideres empresariais, representantes do Estado e do Município, Comando da Reunião Militar e da Força Pública e diversos Diretores de Estabelecimentos de Ensino, foram lidos pelo Dr. Mário Cardim os Estatutos e o Regulamento da Associação Brasileira de Escoteiros - ABE, e em seguida aprovados.

1914 – A ABE cria o Departamento de Escotismo Feminino com Mrs. Kathen Crompton como Instrutora Chefe. A iniciativa é coroada de sucesso, com filiação em muitas cidades paulistas

1914 - Há troca de correspondência com a Girl Guide Association de Londres, presidida pela Sra. Baden Powell que encaminha para São Paulo o Manual das Girl Guides e outras publicações técnicas.

1915 – É iniciada a publicação do "JORNAL DA ABE" editado pela Associação.

1915 - O Deputado Federal por São Paulo César de Lacerda Vergueiro, amigo do Dr. Mário Cardim, apresenta proposta para reconhecer o Escotismo como de Utilidade Pública. O Projeto resulta no Decreto do Poder Legislativo nº 3297 sancionado pelo Presidente Wenceslau Braz em 11 de junho de 1917 que no Art. 1º estabelecia: - "São considerados de utilidade pública, para todos os efeitos, as associações brasileiras de escoteiros com sede no país."

1915 - A ABE, irradia o Movimento para todo o país, criando representações em Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina; neste ano já existia em quase todos os Estados.

1916 - É instalada a primeira Escola de Chefes da ABE sob a direção do Coronel Pedro Dias de Campos, que fez parte da primeira Diretoria da Associação.

1917 - É realizado no Estado de São Paulo, sob o patrocínio da ABE e coordenação de Américo Neto, o 1º Congresso Escoteiro do Brasil. Incontestavelmente, a fundação da ABE em São Paulo se constitui no fator decisivo para a consolidação do Escotismo no Brasil.

1917 – Em 19 de dezembro o Diretor Geral de Instrução Pública do Estado de São Paulo Oscar Thompson sanciona a lei 1.579, integrando o Escotismo ao seu projeto de programa de ensino que estabelecia como prioridade de sua gestão a formação integral do homem, a partir do trinômio "conhecer, compreender e aprender".

1920 – Na reforma Sampaio Dória de Instrução Pública do Estado de São Paulo, a prática escoteira é regulamentada como atividade curricular, tendo como executores de tal tarefa os professores de ginástica das escolas normais e complementares.

1922 – Neste ano o contingente de escoteiros escolares ultrapassa a marca de 100 mil escoteiros.

1923 - em 23 de setembro é fundado o Primeiro Grupo de Escoteiros de São Paulo ligado à Confederação dos Escoteiros Católicos do Brasil, por iniciativa de Rodolfo Malampré e de Francisco Bastos, vigário da Igreja da Consolação.

1924 – Os Escoteiros de São Paulo participam do atendimento à população de flagelados por bombardeios, decorrentes da revolução, fornecendo alimentação e alojamento, entregando correspondências e prestando primeiros socorros.

1927 – Os Escoteiros Católicos de São Paulo desligam-se da Federação do Rio e fundam a Associação dos Escoteiros de São Paulo

1928 – Baden Powell envia carta ao Dr. Mário Cardim insistindo que todo o Escotismo Brasileiro se una à União dos Escoteiros do Brasil, reconhecida por B-P como a única organização escoteira do país.

1929 – O Dr. Mario Cardim é eleito presidente da União dos Escoteiros do Brasil.

1929 – Em setembro, na primeira demonstração de cultura física organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, no Ipiranga, os Escoteiros conquistam a primeira taça.

1930 – Os Escoteiros de São Paulo prestam serviços na Revolução Nacional.

1930 – No mês de setembro é realizado o primeiro Ajuri Escoteiro de São Paulo, em que tomam parte todas as entidades escoteiras, oficiais e particulares.

1930 – É realizado o 1º Congresso Escoteiro do Estado de São Paulo, organizado por Horácio Quaglio.

1931 – É realizado o 2º Congresso Escoteiro do Estado de São Paulo, organizado por Horácio Quaglio.

1932 - A Associação de Escoteiros de São Paulo passa a chamar-se "Boy Scouts Paulista".

1932 - Face à revolução Constitucionalista os Pioneiros de São Paulo atuam, então, na frente de batalha e hospitais de sangue, colaborando com a Cruz Vermelha. A bravura, heroísmo e eficiência recebem os mais altos elogios da sociedade, internacionais e do próprio fundador, Baden Powell.

1940 - O Estado Novo cria a Juventude Brasileira, de inspiração fascista, incorporando todas as organizações juvenis, por decreto, inclusive o Escotismo.

1940 - A Boy Scouts Paulista, desentende-se com a Federação Paulista de Escotismo, negando-se a participar de atividades de cunho político. O DOPS fecha a Boy Scouts Paulista, recolhendo todos seus equipamentos, móveis etc.

1942 - É oficialmente reaberta a Boy Scouts Paulista passando a colaborar novamente com a já União dos Escoteiros do Brasil, tanto no nível regional quanto no nacional.

1942 - A Federação das Bandeirantes do Brasil iniciam oficialmente em São Paulo, por ocasião do Congresso Eucarístico, em reunião na casa de Filomena Suplicy.

1946 – Em 10 de julho a Organização Paulista de Escoteiras adquiri personalidade jurídica.

1947 - Em março a Organização Paulista de Escoteiras é reconhecida de utilidade pública pelo Governo do Estado de São Paulo.

1949 – É realizado em São Paulo o 1º Curso de Insígnia da Madeira para Chefes Escoteiros dirigido por Salvador Fernandes Bertrán. Neste curso participaram os principais dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil, de algumas de suas regiões e de países vizinhos, servindo como ponto de partida para a adoção e introdução do "Esquema Internacional de Adestramento de Chefes" de Gilwell Park.

1952 – Recebem a Insígnia da Madeira Eugen Emil Pfister, George Duncan Shellard e Orestes Pero.

1953 – É realizada em São Paulo a 1º Conferência Nacional de Escotismo promovida pela União dos Escoteiros do Brasil.

1953 - É realizado em São Paulo o 1º Curso de Insígnia da Madeira para o Ramo Lobinho e o 2º Curso de Insígnia da Madeira para o Ramo Escoteiro; ambos dirigidos por Salvador Fernandes Bertrán e promovido pela União dos Escoteiros do Brasil.

1953 – No dia 6 de dezembro falece o Dr. Mario Cardim.

1953 - Eugen Emil Pfister é nomeado DCC para o Brasil, e Comissário Nacional de Adestramento

1953 - George Duncan Shellard é nomeado Akelá Lider para o Brasil.

1954 – É realizado em São Paulo o Acampamento Internacional de Patrulhas - AIP, comemorativo do 4º Centenário da Fundação de São Paulo, o mesmo é coordenado por João Mós, sendo elogiado até por órgãos internacionais.

1955 - Orestes Pero é nomeado DCC para o Brasil, e Comissário Nacional de Adestramento

1955 – Eugen Emil Pfister DCC do Brasil dirige no Rio de Janeiro o 2º Curso de Insígnia da Madeira para o Ramo Lobinho e o 3º Curso de Insígnia da Madeira para o Ramo Escoteiro, promovidos pela União dos Escoteiros do Brasil.

1957 - É aprovado por unanimidade o projeto de um dos Escotistas da UEB – Região de São Paulo, chamado de "Adestramento", na III Conferência Escoteira Inter americana, em Cuba. Este projeto serviu para consolidar o Esquema Internacional de Adestramento de Chefes de Gilwell, na América Latina.

1957 – Carmem Pfister é a primeira mulher a receber a Insígnia da Madeira.

1961 – durante uma década os Escotistas de São Paulo, comissários nacionais, exercem forte influência na adoção pela União dos Escoteiros do Brasil do P.O.R. (Policy, Organization and Rules).

1965 - É realizado em São Paulo o 1º Curso de Insígnia da Madeira para o Ramo Pioneiro, dirigido por Eugen Emil Pfister e promovido pela União dos Escoteiros do Brasil.

1966 – É realizado em São Paulo o 1º Curso de Insígnia da Madeira para Chefes de Grupo e Comissários, dirigido por Eugen Emil Pfister e promovido pela União dos Escoteiros do Brasil.

1966 – Sauro José Bartolomei é nomeado Comissário Nacional de Adestramento

1985 - É realizado em São Paulo o IV Ajuri Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

1985 - Ryozo Ozegawa recebe o título de Adestrador Emérito.

________________________________

fonte: www.escotismo.org.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTE DO MÊS


Dia Nome
23 Sofia Carvalho Marquioli - lobinha